Horta Asa Branca ainda não funciona em Petrolina

Uma nova horta, com nova estrutura, foi construída pelo governo, por meio do IPA, nas proximidades da UPAE, mas os agricultores reclamam que ainda não receberam oficialmente a área. O local, que agora conta com banheiros, galpão e sistema de irrigação, está tomado pelo mato e já é alvo da ação de vândalos.

Até a metade do ano passado, os trabalhadores receberam do governo um valor proporcional aos lucros da horta, mensalmente. Agora, eles alegam que não podem trabalhar no local e que não tem a estrutura prometida.

“Foi tudo prometido de boca, nada foi prometido oficialmente. O problema é a incompatibilidade da irrigação. Ela não está feita adequadamente. A estrutura dos prédios está danificada pelos vândalos. Até porque não tem segurança. Aquilo que eles prometeram fazer não foi feito. Entregamos nossa horta prontinha. Os canteiros prontos. E eles disseram que iam entregar do mesmo jeito. E até entregar iam ficar pagando o valor combinado conforme a nossa renda. O serviço na cidade de Petrolina não está terminado. Eles alegam que a horta foi entregue, mas eles não nos chamaram pra entregar essa horta. O IPA colocou esses microaspersores e quando liga molha todo mundo”, reclama o presidente da Horta, Francisco Gomes Viana.



De acordo com o supervisor regional do IPA, Marcos Henrique Gerônimo, garante que a obra foi entregue desde o final do ano passado, com estrutura e sistema de irrigação adequados. “A gente fez uma reunião com a coordenação do CSU, onde foram divididos os canteiros. Isso foi numa sexta e na segunda eles já podiam começar a trabalhar novamente. Disponibilizamos a equipe de assistência técnica para orientá-los. Inclusive temos fotos do sistema todo funcionando. O IPA fez o termo de entrega da obra a coordenadora do CSU, com todo o sistema funcionando”.

Ele justifica que alguns agricultores se recusaram a assumir a horta, e influenciaram os demais. “Essa horta é uma horta modelo. Os agricultores passaram sete meses recebendo a indenização do governo. Três ou quatro não quiseram receber (a horta) fizeram a cabeça dos outros para não receber. Eles queriam que o governo continuasse pagando. Os canteiros já estavam prontos, todos marcados com sistema de irrigação instalado. Eles só teriam que dar o acabamento nos canteiros. Eles não quiseram receber a horta. A nossa parte foi feita”, diz.

Fonte: Gazzeta





Deixe seu comentário