Mobilização do Dia Mundial de Luta Contra a Aids será neste sábado

Acontece no próximo sábado (30/11) a campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A mobilização realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites B e C, conta com distribuição de materiais informativos e preservativos masculinos, além da realização de testes do HIV, Sífilis, e Hepatites B e C (com coleta de sangue no local). Será também realizado o Teste Rápido do HIV com resultado liberado em cerca de 30 minutos.

A mobilização acontece na Rua do Imperador (no calçadão do Colégio Pedro II) entre 9h e 17 horas e faz parte da campanha nacional promovida pelo Ministério da Saúde que este ano tem como slogan: Para Viver Melhor, é Preciso Saber. “A equipe do programa estará informando a população e divulgando principalmente o acesso ao teste de HIV”, disse a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites B e C, Maria Inês Ferreira.



O Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data (primeiro de dezembro) serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

A campanha nacional enfatiza e incentiva, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajuda as pessoas a viver com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS.





Deixe seu comentário