Banda Philarmômica 21 de Setembro abre a temporada de Concertos Oficiais 2013 em Petrolina

O mês de novembro promete ser de música para os petrolinenses, com a realização da Temporada de Concertos Oficiais da Banda Philarmômica 21 de Setembro. As apresentações serão gratuitas e acontecerão no dia 18 e 22, às 19h30, na Concha Acústica da Praça Dom Malan. O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Petrolina e da Fundação UNED Petrolina.

No dia 18, o concerto será dedicado a abertura da Semana de Música 2013, um evento do curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE, e que acontece em homenagem ao Dia do Músico, celebrado dia 22 de novembro. Esta apresentação será sob a regência do maestro da Banda Philarmônica, Ozenir Luciano, e terá um repertório popular com ritmos como o maracatu, o bolero, o frevo e a valsa.

Já para a apresentação do dia 22, o público pode aguardar um concerto sinfônico com a regência do maestro da Orquestra Sinfônica da Paraíba, Luiz Carlos Durier. No repertório estarão peças da música clássica, composições de Beethoven e de outros artistas eruditos.

Esta temporada de concertos 2013 marca a nova etapa vivenciada pela banda, que recentemente passou por uma reestruturação. Com as mudanças, o corpo musical conta agora com 49 instrumentistas e uma equipe técnica. A Philarmônica conquistou também um novo espaço para os ensaios, que hoje acontecem regularmente na sala Cid Carvalho do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.



Segundo o maestro da Banda Philarmônica 21 de Setembro, Ozenir Luciano, além da nova estrutura, a banda reformulou também o seu modo de trabalho. “Escolhemos trabalhar com séries de concertos e com temporadas, com motivos específicos. Organizaremos um cronograma para 2014, para que a família e a sociedade de maneira em geral voltem a ter o hábito de assistir as apresentações da Banda Philarmônica”, explica o maestro Luciano.

Philarmônica 21 de Setembro

A banda foi fundada em 1910 pelo Sr. Juvêncio Rodrigues Coelho Pombo. Criada a partir do desejo de alguns petrolinenses de formarem um grupo musical para sua cidade, já que muitos deles já integravam orquestras na cidade vizinha de Juazeiro. Ao longo dos seus 103 anos, a orquestra esteve entoando sua música em grandes momentos da cidade de Petrolina como, inaugurações, datas comemorativas, animações das quermesses e desfiles cívicos.

A centenária philarmônica passou por momentos difíceis em relação à manutenção de instrumentos e muitas variações na formação do corpo musical. Até que este ano, a Prefeitura Municipal de Petrolina assumiu o compromisso com a guarda e a manutenção da banda. E a fundação UNED, com a assessoria musical, técnica e administrativa.





Deixe seu comentário