Biblioteca Cid Carvalho terá 30 mil títulos indexados digitalmente em Petrolina

A consulta ao catálogo da Biblioteca Municipal Cid Carvalho, em Petrolina – composto por 30 mil títulos, entre livros, revistas, periódicos e outras publicações – deve se tornar mais fácil dentro de seis meses. A direção da biblioteca na cidade de Petrolina iniciou a indexação digital do acervo, que, posteriormente, será disponibilizada pela internet.

O programa de catalogação foi adaptado para as necessidades da biblioteca, explicou a administradora da biblioteca, Gean Drumond. “A ficha consiste no nome do autor, título da obra, estilo, editora e ano de lançamento. É uma catalogação simplificada, por praticidade e melhor entendimento ao usuário que for acessar”, disse.



A dificuldade em buscar título específico, em acervo composto por mais de 30 mil obras, é uma das justificativas para a medida. “Quando um usuário quer um livro, ele só traz o nome e o do autor. Às vezes, uma ou outra informação”, reforça Gean. A segunda etapa do processo será a catalogação das fichas de usuários para que, além de consultar os livros, façam a retirada das obras. Nas fichas constarão dados e fotos dos usuários, de maneira a evitar falsas informações e extravios.

“O terceiro momento será a busca do aprimoramento desse programa para que o usuário possa acessá-lo de casa. O usuário que for sócio, cadastrado, terá uma senha com a qual poderá acessar se a obra que ele está necessitando está disponível. Ele vai poder até fazer a reserva do livro”, disse.  Quando a catalogação informatizada e o cadastramento dos usuários forem concluídos, os interessados poderão retirar dois exemplares por semana. “Se no final de uma semana ele não tiver lido os dois livros, ele deixará um e renovará o outro por mais uma semana, gratuitamente. Se atrasar, pagará R$ 0,50 por dia”, informou a administradora. A biblioteca recebe cerca de 2,5 mil pessoas a casa mês.

Fonte: Gazzeta





Deixe seu comentário