COAS de Petrolina segue com testes rápidos para HIV, Sífilis e outras DSTs

As pessoas que desejam fazer o diagnostico precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) podem disponibilizar do “Espaço Vida”, da secretaria municipal de Saúde da cidade de Petrolina (SMS). Para diagnósticos precisos de HIV/AIDS, VDRL/ Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS) e o Serviço Atendimento Especializado (SAE) contam com uma equipe de profissionais de saúde que acolhem o paciente e fazem todas as orientações necessárias.

Segundo a Coordenadora do COAS, Elizangela Araujo, Petrolina vem inovando mais uma vez. “O Centro realiza testagens nas amostra de sorologia de quatro patologias virais: HIV, Sífilis, Hepatite B e C, são as doenças que têm diagnóstico em até 15 minutos”, destaca.

Os testes podem ser feitos nos turnos da manhã e tarde e não é preciso estará em jejum. Ao todo, são disponibilizados dez testes/dia de cada especialidade; além do diagnóstico convencional realizado pelo “Método do Eliza”, quem tem resultado comprobatório em ate 15 dias.

No COAS as pessoas são previamente encaminhadas a uma palestra educativa. A equipe de saúde orienta sobre os cuidados nos riscos de infecção. Segundo a Coordenação Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Petrolina esta fora da zona crescente de infecção positiva para o HIV e as hepatites virais, mas a orientação principal é sempre a prevenção.



Para a coordenadora do Programa DST/Aids, Elisangela Araújo, essa vulnerabilidade ocorre principalmente por questões comportamentais dos jovens. “Hoje eles estão se expondo mais e com parceiros casuais. As estatísticas mostram que pelo menos 40% dessas pessoas não usam preservativos em todas as relações sexuais, mesmo sabendo que essa é a melhor maneira de evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis”.

A Secretaria de Saúde do município deve intensificar as campanhas educativas em escolas e nos mutirões onde são disponibilizados os testes rápidos para diagnosticar as doenças. Segundo Elizangela, novos projetos estão sendo criados para identificar os portadores e alertar a população para a importância da prevenção. “Em parceria com outras secretarias municipais de Petrolina vamos começamos um novo trabalho envolvendo as profissionais do sexo, adolescente, homossexuais, e pessoas que se encontram em situação de risco. Estamos identificando escolas, casas noturnas, enfim, fazendo testes e realizando acompanhamentos”.

“Uma equipe de psicólogos enfermeiros, médicos e técnicos acompanham as pessoas nos diagnostico das infecções, o sigilo e a integridade opcional de cada paciente são direitos garantidos por cada usuário da unidade de saúde”, frisa Elizangela.

O COAS e o SAE funcionam das 7h às 17h. de segunda à sexta, no “Espaço Vida” de Petrolina localizado na Avenida Fernando Góis, 537 Centro. Para realizar qualquer procedimento, a pessoa interessada deve procurar o serviço levando qualquer documento de identificação com foto.

Fonte: Prefeitura Municipal de Petrolina





Deixe seu comentário