Núcleo de Teatro do Sesc apresenta Ensaio Curral Grande em Petrolina

O Núcleo de Teatro do Sesc apresenta neste final de semana (dias 26 e 27 de outubro) o espetáculo Ensaio Curral Grande. Baseada no texto do cearense Marcos Barbosa, a montagem recria quatro cenas da peça original, Curral Grande, abordando temas como seca, identidade e estereótipos. A direção é de Thom Galiano. A peça acontece no Sesc, às 20h, com ingressos a R$ 5 (preço único).

Curral Grande aborda a existência de “campos de concentração” no Ceará, no ano de 1930, durante uma grande seca. “Em 1915, houve uma primeira iniciativa do governo de fazer um retiro para manter as pessoas (que viviam a seca) concentradas nesses lugares. Mas como tinham condições péssimas de vida, chegava a se tornar um campo de concentração, porque as pessoas não podiam sair. Não tinham alimentação, higiene, começava a ter muito índice de cólera, de morte. Em 1930, eles resolveram investir nisso e criaram sete campos”, conta Thom.



As pessoas eram encaminhadas com promessa de comida e de lá muitas vezes não saíam. A história, pouco contada e desconhecida pela maioria dos próprios nordestinos, traz discussões atuais, que podem muito bem se encaixar no dia-a-dia ainda hoje vivido por muitos.

A encenação de Ensaio Curral Grande é guiada pela seca enquanto fenômeno natural, sabendo que ela é cíclica e, portanto, prevista. O Núcleo questiona também as políticas públicas que se referem ao semiárido. “Mesmo falando de 30, estamos falando do presente. Assim a peça tem um valor histórico e sócio-político”, afirma o diretor Thom Galiano.





Deixe seu comentário