Petrolina vai disponibilizar testes rápidos para HIV nas AMEs

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou, por meio de sua assessoria, que buscando dinamizar a atenção à saúde das gestantes e das pessoas que sofrem com a Tuberculose (TB), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) vai descentralizar a assistência para o diagnóstico do Vírus HIV em Petrolina.

De acordo com a informação, em breve, todas as unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família serão habilitadas para realizar o teste rápido para o diagnóstico de HIV em gestantes e pacientes portadores de Tuberculose. A iniciativa serve para facilitar e agilizar o acompanhamento desses usuários, com estágio clínico de saúde diferenciado.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.



O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes e depois do teste. Para a Coordenadora do “Espaço Vida” de Petrolina, Catarina Sulpino, a medida contribui para que gestantes e portadores de Tuberculose em Petrolina tenham um diagnóstico rápido e preciso para o HIV. “Mulheres grávidas precisam do diagnóstico rápido para, se o resultado for positivo começarem o tratamento e evitar a transmissão vertical (de mãe para filho) e pessoas que possuem o vírus do HIV são mais vulneráveis a adquirir o vírus da tuberculose, por isso o diagnóstico da infecção permite a esses pacientes um tratamento diferenciado no cuidado à saúde” afirma.

Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Fonte: Gazzeta





Deixe seu comentário