Universidade da Primeira Infância é implantada em Petrolina

A cidade de Petrolina se prepara para dar mais um passo na educação municipal. Gestores e professores do Programa Nova Semente (de educação infantil), já foram apresentados à  Universidade da Primeira Infância (UPI), que consiste na capacitação desses profissionais que lidam diariamente com a educação infantil. Pioneiro no Brasil, o programa vai contemplar cerca de 600 educadores, que serão capacitados por um período de dois anos, com aulas à distância e também presenciais, monitoradas por mentores do Instituto Alfa e Beto, grande parceiro do município na implantação da UPI.

As aulas da Universidade da Primeira Infância já têm início este mês de janeiro. Dez profissionais do Instituto Alfa e Beto, certificados pela Universidade da Virgínia (EUA), farão o acompanhamento dos professores locais envolvidos no projeto. Segundo o presidente do Instituto, João Batista Oliveira, o compromisso da cidade com as crianças foi um dos motores que impulsionaram o Instituto a fazer de Petrolina a primeira sede UPI. “O ingrediente básico do nosso trabalho é o compromisso. Queremos dar um futuro melhor para essas crianças” destaca.

A Universidade nasce com o intuito de oferecer uma qualificação melhor para os educadores, visto que os que ainda não possuem Ensino Superior ao final terão seu diploma reconhecido, e os que já possuem, adquirem um certificado de pós-graduação. O prefeito de Petrolina, Julio Lossio, garante que a educação continua sendo um dos pilares da sua gestão “Nós elegemos a Educação como uma das prioridades de Governo. Estamos trabalhando para ampliar o Programa Nova Semente, qualificar melhor as sementeiras e tornar Petrolina referência para outras cidades” salienta.



O Instituto Alfa e Beto preparou uma equipe que vai adotar uma metodologia incluindo técnicas que vão permitir que os participantes da UPI possam ser mentores de outros profissionais, bem como atuem junto ao o público infantil de maneira mais interativa. Aline Sá, uma das mentoras, afirma que as expectativas são as melhores. “Nós nos  preparamos para sermos germinadores do conhecimento. Esperamos atuar como multiplicadores junto aos profissionais do programa  Nova Semente”, frisa. Maria Aparecida de Souza, gestora Nova Semente do Bairro São José, revela a satisfação em participar da UPI “É positiva a ação porque mais qualificados,  melhoraremos o ensino na educação infantil”.

Secretaria da Primeira Infância – Uma das primeiras ações da secretaria, além da implantação da UPI no município, é o início do Programa Gerando Sementes. Trata-se de um Programa de pré-natal onde cada unidade do programa Nova Semente contará com dez gestantes cadastradas, que terão acompanhamento gratuito com profissionais da saúde para o melhor cuidado com os bebês. “Nosso objetivo é cuidar da criança ainda no ventre da mãe. Elas vão ter acesso a exames, consultas e todo o acompanhamento necessário nas unidades do Nova Semente”, explica a secretária da Primeira Infância, Mônica Couto.

Nova Semente – Até agora, conta com 85 unidades em funcionamento. Importante parceria entre o poder público e a sociedade civil. Atende crianças de zero a seis anos, de maneira integral. O programa tem funcionado como referência para outros municípios. As crianças recebem cinco refeições ao dia e acompanhamento nutricional, além de médico-odontológico.

Instituto Alfa e Beto – Organização não governamental com mais de 40 anos de atuação no país. Através de parcerias com instituições públicas e privadas, dissemina programas educacionais voltados, sobretudo para as melhorias no processo de alfabetização.

Fonte: Prefeitura Municipal de Petrolina





Deixe seu comentário