Antiga Estação Ferroviaria da Leste Brasileira Petrolina

A implantação da Antiga Estação Ferroviaria da Leste Brasileira Petrolina (estação, armazéns e residências de funcionários), a partir de 1919, impulsionou a expansão da malha urbana na direção da Estação Ferroviária, incrementando o comércio local e intensificando a vida sócio-cultural da cidade.

Junto com o desenvolvimento, a ferrovia trouxe para a cidade o primeiro exemplar arquitetônico de linguagem erudita e vigente nos principais centros urbanos da época. A configuração eclética do edifício é traduzida pela simbiose entre o gosto neo-clássico e neo-colonial.

Antiga Estação Ferroviaria da Leste Brasileira Petrolina

Somente no dia 1º de março de 1923 fora inaugurada pela Leste Brasileira a estação de Petrolina construída em 1922, como também as estações de Icó, Pau Ferro e Messias Lopes, atualmente Rajada. Havia a ligação férrea entre Petrolina – Teresina-PI e Paulistana-PI, tendo funcionado o último trem de passageiros e cargas entre Petrolina/Paulistana no dia 6 de abril de 1971. Em frente à mesma existe um antigo chafariz da cidade.

Antiga Estação Ferroviaria da Leste Brasileira Petrolina História

A estação de Petrolina, de interesse histórico, foi aberta em 1923, como estação inicial do primeiro trecho que a ligava à estação de Rajada, em Pernambuco. A ligação com Juazeiro era feita então por barcos.

Em 1941, a ferrovia, que chegara a Paulistânia em 1935, no Piauí, mas nunca a Teresina, foi entregue à V. F. F. Leste Brasileiro. Em 1965, os trens da VFFLB passaram a cruzar a então novíssima ponte sobre o rio São Francisco, vindos de Juazeiro, e, parando na estação, seguiam pela primeira vez direto para Paulistana, no Piauí.



Em 1972, a velha linha para Paulistana parou de vez, mas os trens da VFFLB ainda cruzavam a ponte para terminar a viagem na estação de Petrolina. Isto seguiu até o ano de 1977, quando acabaram. Mais tarde, os trilhos foram retirados e a estação ficou isolada da linha.

Na linha nova, construiu-se uma estação nova (Petrolina-nova), que, embora tenha tido inauguração etc., jamais foi utilizada pelos trens de passageiros. Em 1984, as vias férreas ainda existiam atravessando a ponte até as duas estações de Petrolina e para além destas. Mas não havia mais indícios que circulassem trens ali; os de passageiros, desde 1977.

As duas estações, velha e nova, ficavam perto do fim da ponte, porém o centro da cidade é um pouco afastado para os padrões locais. Em 2006, havia no interior da estação velha peças de artesanato de Mestre Quinca, o primeiro artesão da cidade. O havia sido restaurado depois de ter sido abandonado, mantendo suas características originais. Funcionava como escritório de uma empresa, mas era aberto ao público. A construção de um viaduto bem ao seu lado prejudicou a estética do local.

Horário de Funcionamento Antiga Estação Ferroviaria da Leste Brasileira em Petrolina

  • Não informado

Onde fica, Endereço e Telefone Antiga Estação Ferroviaria da Leste Brasileira em Petrolina

  • Av. das Nações, s/n – Petrolina – PE
  • Telefone: não informado

Mapa de localização





Deixe seu comentário